Você frequentemente quer testar um variável para vários valores diferentes. Por exemplo, maritalStatus pode ser 0 para solteiro e 1 para casados, 2 para divorciado, 3 para viúvos, ( acho que listei todos - oh, espere), ou quatro para não é da sua conta. Para diferenciar entre estes valores, você poderia usar as seguintes séries de instruções if:
If (maritalStatus = = 0)
{
// Deve ser Solteiro ...
// ...fazer alguma coisa ...
}
else
{
if(maritalStatus = = 1)
{
// Deve ser casado
// ...Fazer alguma outra coisa ...
}
}
E assim por diante.
Você pode ver que esses If se tornam velhos rapidamente. Testar para casos múltiplos é uma ocorrência tão comum que o C# fornece uma construção especial para decidei entre um conjunto de condições mutuamente exclusivas. Este controle funciona com SWITCH, e funciona como segue:
switch( maritalStatus)
{
case 0:
// ...fazer o negócio do solteiro . . .
break;
case 1:
// ...fazer o negócio do casado . . .
break;
case 2:
// ...fazer o negócio do divorciado . . .
break;
case 3:
// ...fazer o negócio do viúvo . . .
break;
case 4:
// ...saia da minha frente . . .
break;
default:
// E aqui se não passar por qualquer casos;
// isto é provavelmente um condição de erro;
break;
}
If (maritalStatus = = 0)
{
// Deve ser Solteiro ...
// ...fazer alguma coisa ...
}
else
{
if(maritalStatus = = 1)
{
// Deve ser casado
// ...Fazer alguma outra coisa ...
}
}
E assim por diante.
Você pode ver que esses If se tornam velhos rapidamente. Testar para casos múltiplos é uma ocorrência tão comum que o C# fornece uma construção especial para decidei entre um conjunto de condições mutuamente exclusivas. Este controle funciona com SWITCH, e funciona como segue:
switch( maritalStatus)
{
case 0:
// ...fazer o negócio do solteiro . . .
break;
case 1:
// ...fazer o negócio do casado . . .
break;
case 2:
// ...fazer o negócio do divorciado . . .
break;
case 3:
// ...fazer o negócio do viúvo . . .
break;
case 4:
// ...saia da minha frente . . .
break;
default:
// E aqui se não passar por qualquer casos;
// isto é provavelmente um condição de erro;
break;
}
- Usar a instrução SWITCH ( ) deve ser um dos tipos contáveis ( incluindo char) ou um string. Valores tipo ponto flutuante sã excluídos.
- Os vários valores case devem referir valores do mesmo tipo da expressão switch.
- Os valores case devem ser constatantes no sentido de que seus valores devem ser reconhecidos na hora da copilação
- Cada clausula deve terminar em um instrução break. A instrução break passa o controle para fora da instrução SWITCH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário