quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trabalhando com Estrutura de Condição


Estrutura de Decisão  If {   ...} Else If { ... } em C#

          Os comandos de decisão são comandos amplamente usados, pois em nossos sistemas temos que executar alguns comandos dependendo de algumas situações e estas situações são testadas com os comandos de decisão que faz este trabalho para nós. Os comandos de decisão que vamos estudar são os comandos If ...Else e Swtch ...case.
         A sua finalidade é executar determinada linha de comando ou linhas de comandos, dependendo do resultado de um teste, um teste lógico. Para compreendermos melhor este teste vamos pensar que estamos fazendo um comparação, e o resultado e o resultado desta comparação é sim ou não, ou como a linguagem de programação trabalha(true ou false).

Nos exemplos abaixo, vamos considerar que já temos as variáveis criadas.
Quando trabalhamos com o comando if temos que saber onde inicia e onde termina o bloco de comando. Todos os comandos do If começam com o próprio comando, termina em pontos destintos conforme vamos ver abaixo, indicaremos com um comentário // onde neste ponto termina o comando do bloco If

if ( x = = 0)
   {

      y = x;
     A = y + x; 

   } // neste ponto termina o bloco do comando If.

  • Um teste com uma linha de programação no caso verdadeiro e um linha de programação no caso falso:
if ( x = = 0)
   {

      y = x;
else

y = x; // neste ponto termina o bloco do comando If.
  • Um teste com duas ou mais linhas de programação no caso verdadeiro e duas ou mais linhas de programação no caso falso:
if ( x = = 0)
   {

      y = x;
      a = s;
}
else
{

y = a;
a = 2;

}
 
  •   Dois Ifs, com um teste cada e um dentro do outro, com uma linha de programação em cada caso:
decimal x = 0;
string res = "";

if ( x >= 5)                                                 // se o x maior ou igual a 7

res = "aprovado";

else
  if ( x >= 5)                                             //no caso de falso o 1º  if, tem outro if
     res = "recuperação";
else

res ="Reprovado";                                 //neste ponto termina os dois blocos

  • Dois ifs, um com dois teste e, no caso falso, outro teste com uma linha de comando:
decimal x = 0, freq = 0;
string res = "";

if ( ( x >= 5)       &&  (freq >= 75)  )                                        // se o x maior ou igual a 7

res = "aprovado";

else
  if ( x >= 5)                                             //no caso de falso o 1º if, tem outro if
     res = "recuperação";
else

res ="Reprovado";                                 //neste ponto termina os dois blocos

Estrutura de Decisão Switch ...case

Quando temos um grande quantidade de testes, podemos utilizar em vez de if o Switch...case:


// definimos a criação da variável Semana,
// tipo de string e valor inicial vazio

string Semana = "";

// definimos a variável DiadaSemana
// tipo inteiro e valor inicial é o numero ref ao dia da semana 

int DiaSemana = (int) DateTime.Now.DayofWeek;

//iniciamos o teste do valor do DiaSemana
switch (DiaSemana)

{
// após cada teste é finalizado com o comando break

case 0: { Semana = "Domingo"; break;}
case 1:{ Semana = "Segunda"; break;}
case 2:{ Semana = "Terça"; break;}
case 3:{ Semana = "Quarta"; break;}
case 4:{ Semana = "Quinta"; break;}
case 5:{ Semana = "Sexta"; break;}
case 6:{ Semana = "Sábado"; break;}

//  Caso o valor da variável não atender nenhuma das opções,
//  usamos o default
  default: break;
}

 // ao final do teste exibir a mensagen variável Semana

messageBox.Show(Semana);

_________________________________________________________________________________

"Saiba dominar-se e vencer-se a si mesmo. Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos. A vitória sobre si mesmo é muito difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói. Aprenda a dominar-se, e jamais desanime. Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário